Vidros blindados

Não existe apenas um tipo de vidro blindado. A ABNT em 2005 criou uma norma (NBR - 15000) para tentar normatizar os níveis de blindagem no país. Desde então, os vidros blindados podem ser classificados em I, II-A, II, III-A, III, IV.
Abaixo um breve resumo de cada uma das classes:
Classe I - Suporta tiros de armas como .22 LHRV ou uma 380 RN chumbo
Classe II-A - Mais resistente que a classe I, suporta tiros em baixa velocidade de armas como 357 Magnum JSP e as famosas (dentre os marginais também) 9 mm FMJ.
Classe II - Suporta tiros das mesmas armas que a classe II-A, só que em alta velocidade.

Classe III-A
- Resiste a tiros da poderosa . 44 Magnum, e a algumas sub-metralhadoras.
Classe III - Essa classe, é a mais resistente que pode ser vendida no meio civil no Brasil. Suporta tiros de fuzis como o FAL (fuzil muito difundido entre os criminosos), ak-47, e AR-15.
Classe IV - Nível máximo de proteção, suportando balas 30.06 AP, todavia não podem ser usadas por civis no Brasil. Para evitar assaltos, não é interessante um vidro nível IV, pois além de serem muitos caros, as armas utilizadas para disparar balas desse calibre, dificilmente seriam usadas em assaltos ou outras atividades criminosas que um cidadão sofre(sequestros etc) , por não serem nada portáteis (apenas rifles de longa distancia e metralhadoras pesadas usam esse calibre).
Por trás da aparência frágil, o vidro blindado engana, e dependendo de seu nível de blindagem, pode agüentar até tiros de fuzis. Mas como funciona essa maravilha da segurança, que permite ter a resistência de uma placa de aço, num vidro com aparência inocente?
De fato, a tecnologia empregada, é simples, no processo é usado vidro, e sobreposições de laminas de policarbonato, alem de outras camadas de diferentes produtos, sendo o processo chamado de laminação. Após essa união de camadas, temos um vidro, que não deixa de ser transparente, mas que possui uma resistência muito superior ao do vidro comum.
Interessante, é o funcionamento do vidro ao ser atingido por uma bala. Enquanto o vidro comum, não absorve o minimo de energia da bala, o vidro blindado não tenta ¨refletir¨ o tiro, mas sim absorver o impacto. A principal função do vidro a prova de balas, é tirar toda a energia da bala, evitando que ela passe a proteção, coisa que dependendo do nível da blindagem (espessura da mesma, e outros fatores)é muito bem feita, evitando qualquer estilhaço solto nos motorista e passageiros, além do projetil é claro. Dependendo do vidro, pode-se suportar vários tiros numa mesma posição.
Abaixo você pode ver alguns vídeos mostrando vidros blindados:
Nesse vídeo, mostra a comparação de um tiro em um vidro comum e um blindado:



Um incrível vídeo, em que um soldado americano é salvo pelo vidro blindado:

Além dos vidros blindados, pra se alcançar a máxima segurança, é sempre necessário blindar outras partes do carro, tentando tornar todos os passageiros o menos vulneráveis possível.

Um comentário: