vidro jateado


O jateamento em vidro é uma técnica que já vem sendo utilizada pelo homem desde o século XIX, mas que a cada ano tem se modernizado e assim oferecido uma gama cada vez maior de possibilidades de formas e desenhos.

A história do jateamento:

Desde o surgimento do vidro, o homem vem modificando-o na sua forma ou cor, para obter um melhor resultado em sua aplicação final. Para inserir texturas no vidro, primeiramente os artistas utilizaram pontas de diamante, que riscavam o material formando desenhos artesanais de rara beleza. Depois surgiu o jato de areia artístico, que vem experimentando um imenso ressurgimento e que, apesar dos avanços tecnológicos obtidos, ainda depende muito da habilidade do jateador. Ao observar uma rajada de vento contra uma vidraça, em 1870, o americano Benjamin Tilghman descobriu o processo de jateamento por areia.

A técnica de jatear vidros é antiga e já passou por diversas evoluções.Atualmente é feita em cabine fechada,sem contato com o artista.Não existe mais a utilização da areia,mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos.

O jateamento pode ser usado para opacar totalmente o vidro ou para criar texturas personalizadas em toda sua superfície (tipo mouseline). Uma técnica que está sendo difundida é a aplicação de tintas especiais sobre o jateamento, adicionando cores ao trabalho do jateador.

O vidro jateado proporciona a privacidade parcial dos ambientes, ao mesmo tempo em que mantém sua luminosidade com luz difusa. É indicado para tampos de mesa, divisórias, placas de sinalização, troféus, brindes, janelas e na composição de portas sociais.

5 comentários:

  1. tá tudo muito bem explicado, mas não entendi se vocês comercializam esses produtos e se sim, em que cidade. Os telefones não tem DDD. Como entrar em contato?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. tudo muito bem explicado, mas não entendi se você comercializa esses produtos e em que cidade, já que os telefones não tem DDD. Como posso entrar em contato?

    Ester

    ResponderExcluir
  4. tá tudo muito bem explicado, mas não entendi se vocês comercializam esses produtos e se sim, em que cidade. Os telefones não tem DDD. Como entrar em contato?

    ResponderExcluir
  5. Justo o que procurava sobre janela de vidro. Obrigada!

    ResponderExcluir