Pesquisadores franceses criam material com propriedades semelhantes ao vidro

Segundo eles trata-se de um composto orgânico reciclável, resistente e moldável em altas temperaturas

Pesquisadores do CNRS Criam Composto Orgânico Parecido com Vidro 1024x523 Pesquisadores franceses criam material com propriedades semelhantes ao vidro
Demonstração da enorme maleabilidade do material quando aquecido

Apenas alguns compostos inorgânicos, como o vidro, possuíam em sua natureza molecular as propiedades de um material resistente, reciclável e capaz de se moldar quantas vezes fossem necessárias em altas temperturas. Mas uma equipe liderada por Ludwik Leibler, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França – CNRS, desenvolveu um composto orgânico leve, maleável e muito próximo do vidro.
Este novo material pode ser moldado inúmeras vezes e, surpreendentemente, possui certas propriedades presentes em resinas orgânicas e borrachas, como a leveza e a insolubilidade. Barato e fácil de produzir, o novo produto poderá ser aplicado nos setores automobilístico, aeronáutico, construção civil, eletrônico e lazer. O CNRS publicou um estudo sobre o assunto na Revista Nature.
As resinas empregadas atualmente para substituir os metais, após tomarem uma forma, não podem ser modificadas. “A estrutura desenvolvida é capaz de se reorganizar sem alterar o número de inter-relações entre seus átomos. Ele passa do estado líquido ao sólido e vice-versa, como o vidro”, explicou um comunicado do CNRS.
Até agora, destaca a entidade, só o vidro e alguns compostos inorgânicos tinham mostrado esse tipo de comportamento. “O material é insolúvel quando aquecido, inclusive acima do ponto de transição de temperatura do vidro”.
À temperatura ambiente, a estrutura se parece com sólidos duros ou elásticos brandos. Os cientistas afirmam que o material tem uma vantagem sobre a borracha, pois as resinas termoestáveis e os plásticos convencionais não podem ser trabalhados por ação do calor.
O CNRS afirmou que é um desafio encontrar uma estrutura semelhante ao vidro, resistente, reciclável e maleável, o que significa uma grande vantagem do ponto de vista econômico e ecológico, além claro, de significar um grande avanço no maior desafio científico sobre a teoria do estado sólido: a estrutura molecular do vidro e sua natureza de transição vítrea.
Material Orgânico Parecido com Vidro 1024x682 Pesquisadores franceses criam material com propriedades semelhantes ao vidro
O composto se comporta de maneira extremamente maleável, tomando várias formas

Fonte CNRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário