Pesquisadores querem criar espelho à prova de som unilateral

Espelhos que refletem a imagem de um lado, mas são invisíveis do outro são bem comuns hoje em dia. Mas você já imaginou um vidro capaz de deixar o som passar por um lado e conter todos os ruídos do outro? Pesquisadores da Universidade de Insubria, na Italia, e da Universidade Nacional de Singapura estão trabalhando em um projeto para a criação de um material capaz de transmitir as ondas sonoras de maneira assimétrica, ou seja, apenas por um dos lados.

A proposta dos cientistas é utilizar os chamados "materiais não-lineares", que respondem de maneira diferente de acordo com as características das ondas que passam por eles."Nós podemos usar a interação não-linear para quebrar os fundamentos da teoria da reciprocidade", afirmou Stefano Lepri, responsável pelo estudo. O material poderia ser utilizado, por exemplo, em salas de interrogação de departamentos de polícia.

Unindo os materiais "não-lineares" com outro materiais comuns, os pesquisadores acreditam que o som poderá passar normalmente em uma direção, mas ser "refletido" na outra. Em breve, os pesquisadores esperam testar as descobertas em laboratório para produzir o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário