O uso do vidro na Construção Civil

Presente em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, escadas e paredes, o vidro conquista cada vez mais espaço na construção civil. Na transparência dos projetos arquitetônicos, garante leveza aos ambientes, substituindo materiais comumente utilizados em residências, prédios comerciais, hotéis, aeroportos, parques, shoppings, hospitais e escolas.
Hoje o vidro é uma tendência na arquitetura. Só esse material permite uma relação de espaço entre os meios interno e externo, ampliando a visibilidade e a segurança. O emprego do vidro na construção civil vem crescendo desde meados de 1980. A tecnologia de produção e beneficiamento do vidro plano tem possibilitado maior garantia de segurança, controle acústico e economia de energia, iluminação e temperatura, aos mais arrojados projetos arquitetônicos.
O vidro leva beleza e harmonia às formas delineadas, mas a qualidade do produto final depende da especialização profissional e dos conhecimentos técnicos dos fabricantes e processadores do material.
Apontando um aquecimento no setor vidreiro, os fabricantes de vidro estão investindo em equipamentos para beneficiamento do vidro, contudo, segundo Isaias de Araújo Torres, Diretor Técnico da vidroexcel, o setor necessita ainda de mão-de-obra qualificada e um profundo conhecimento do produto. "Acho que o mercado anda muito bagunçado. Não somente por falta de ética de trabalho, mas também por falta de pessoas qualificadas para o setor. Falta muita informação, como fazer cálculos de vidros e como especificar o mesmo, adequando-os às normas técnicas.", afirma o empresário.
Há várias opções de vidro no mercado, como os refletivos, laminados temperados e termoacústicos. No entanto, muitos vidraceiros têm noções vagas dos benefícios dos próprios produtos que comercializam. Por conseqüência, o consumidor é mal orientado também.
*fonte: revista palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário