Pesquisadores querem criar espelho à prova de som unilateral

Espelhos que refletem a imagem de um lado, mas são invisíveis do outro são bem comuns hoje em dia. Mas você já imaginou um vidro capaz de deixar o som passar por um lado e conter todos os ruídos do outro? Pesquisadores da Universidade de Insubria, na Italia, e da Universidade Nacional de Singapura estão trabalhando em um projeto para a criação de um material capaz de transmitir as ondas sonoras de maneira assimétrica, ou seja, apenas por um dos lados.

A proposta dos cientistas é utilizar os chamados "materiais não-lineares", que respondem de maneira diferente de acordo com as características das ondas que passam por eles."Nós podemos usar a interação não-linear para quebrar os fundamentos da teoria da reciprocidade", afirmou Stefano Lepri, responsável pelo estudo. O material poderia ser utilizado, por exemplo, em salas de interrogação de departamentos de polícia.

Unindo os materiais "não-lineares" com outro materiais comuns, os pesquisadores acreditam que o som poderá passar normalmente em uma direção, mas ser "refletido" na outra. Em breve, os pesquisadores esperam testar as descobertas em laboratório para produzir o material.

O uso do vidro na Construção Civil

Presente em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, escadas e paredes, o vidro conquista cada vez mais espaço na construção civil. Na transparência dos projetos arquitetônicos, garante leveza aos ambientes, substituindo materiais comumente utilizados em residências, prédios comerciais, hotéis, aeroportos, parques, shoppings, hospitais e escolas.
Hoje o vidro é uma tendência na arquitetura. Só esse material permite uma relação de espaço entre os meios interno e externo, ampliando a visibilidade e a segurança. O emprego do vidro na construção civil vem crescendo desde meados de 1980. A tecnologia de produção e beneficiamento do vidro plano tem possibilitado maior garantia de segurança, controle acústico e economia de energia, iluminação e temperatura, aos mais arrojados projetos arquitetônicos.
O vidro leva beleza e harmonia às formas delineadas, mas a qualidade do produto final depende da especialização profissional e dos conhecimentos técnicos dos fabricantes e processadores do material.
Apontando um aquecimento no setor vidreiro, os fabricantes de vidro estão investindo em equipamentos para beneficiamento do vidro, contudo, segundo Isaias de Araújo Torres, Diretor Técnico da vidroexcel, o setor necessita ainda de mão-de-obra qualificada e um profundo conhecimento do produto. "Acho que o mercado anda muito bagunçado. Não somente por falta de ética de trabalho, mas também por falta de pessoas qualificadas para o setor. Falta muita informação, como fazer cálculos de vidros e como especificar o mesmo, adequando-os às normas técnicas.", afirma o empresário.
Há várias opções de vidro no mercado, como os refletivos, laminados temperados e termoacústicos. No entanto, muitos vidraceiros têm noções vagas dos benefícios dos próprios produtos que comercializam. Por conseqüência, o consumidor é mal orientado também.
*fonte: revista palavra

Maior fabricante de vidro do mundo entra no mercado brasileiro

A companhia Asahi Garasu informou ontem (25), que entrará no mercado brasileiro com vidro para construção e automóvel, noticiou o website do jornal Nihon Keizai. A empresa construirá sua fábrica em São Paulo em 2013. Até 2016, reforçará as instalações e o valor de investimento total chegará a 40 bilhões de ienes. A empresa investe no mercado brasileiro devido ao aumento pela demanda de vidro com a entrada das fabricantes de automóvel e realização de eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, diz a mídia.
Maior fabricante de vidro do mundo, a Asahi Garasu coloca a ampliação dos negócios em países emergentes como uma das suas principais estratégias. A empresa possui filiais na China, Índia e Rússia, mas será a primeira vez que terá uma instalação na América do Sul.
A fábrica terá capacidade de produção em 2016, de 220 mil toneladas por ano, o suficiente para 500 mil carros. Neste ano, contratará 500 funcionários.